Identificando o Fototipo da Pele para Depilação a Laser Eficiente

Identificando

O Que é o Fototipo de Pele?

O fototipo de pele é uma classificação que considera a cor da pele, a quantidade de melanina presente e a reação da pele à exposição solar.

A princípio, existem seis tipos de fototipos, que variam do tipo I (pele muito clara, cabelos ruivos ou loiros e sardas) ao tipo VI (pele muito escura, cabelos crespos).

Antes de iniciar o tratamento de depilação a laser, é crucial identificar o fototipo do paciente, pois isso influenciará diretamente nos parâmetros a serem programados no equipamento.

Como Identificar o Fototipo do Seu Paciente?

Existem várias técnicas que podem ser usadas para identificar o fototipo da pele do paciente, incluindo:

Análise da Cor da Pele 

Observe a tonalidade da pele do paciente, pois diferentes fototipos apresentam cores distintas.

Avaliação da Capacidade de Bronzeamento 

Pergunte ao paciente se houve exposição solar e qual a facilidade com que o paciente se bronzeia ou queima ao se expor ao sol.

Posteriormente, siga as orientações da tabela mundial fitzpatrick para programar corretamente o seu equipamento.

Fototipo 1: extremamente branca

Caracteriza-se por uma pele clara e, não raro, com sardas. Este fototipo nunca se bronzeia, apenas se queima porque é extremamente sensível à radiação solar. Neste caso, a proteção deve ser bem maior.

Fototipo 2: branca

Neste caso é também uma pele clara, porém levemente mais escura que o primeiro. Os tons de olhos e cabelo também denunciam os tipos. No primeiro, geralmente são loiros ou ruivos. No segundo, geralmente castanhos. É uma pele sensível ao sol, mas se bronzeia lentamente. Os cuidados, no entanto, são os mesmos.

Fototipo 3: morena clara

Aqui a pele já é um pouco mais escura e possui uma certa resistência ao sol. A sensibilidade existe, mas este tipo de pele consegue se bronzear com certa facilidade. Sem proteção, no entanto, também se queima facilmente.

Fototipo 4: média

Esse fototipo apresenta um tom de pele castanho claro, é mais resistente aos impactos dos raios UV e por isso bronzeia facilmente, queimando-se muito pouco – porque ainda existe sensibilidade ao sol, ainda que mínima.

Fototipo 5: morena escura

É a pele típica de pessoas negras claras. Raramente se queimam e ficam com um belo bronzeado. São pouco sensíveis ao sol, mas isso não quer dizer que podem se descuidar da proteção solar.

Fototipo 6: negra

A pele negra é completamente pigmentada e possui uma proteção natural aos raios solares porque produz mais melanina. Também possui fibras de colágeno mais resistentes e glândulas sebáceas maiores, deixando a pele mais oleosa. Ainda assim, este tipo de pele precisa de proteção solar para evitar cânceres e envelhecimento precoce.